José Délio assina convênio paraconstrução de mais 50 casas
A meta, segundo o gestor, é entregar 600 moradias até o final de seu mandato

Acompanhado dos 11 vereadores da cidade e de representantes da Caixa Econômica Federal, o prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior (União Brasil), confirmou na última terça-feira (4) convênio para a construção de mais 50 casas populares no município pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.
Em entrevista, o gestor afirmou que irá construir 600 casas populares até o fim do seu mandato. O alvo, segundo ele, é tornar sua administração na que mais entregou moradias de interesse social na história do município.
O novo empreendimento conta com a parceria do governo federal e o Ministério das Cidades e será edificado em um terreno adquirido com recursos da prefeitura com infraestrutura também garantida pelo tesouro municipal.
Segundo Zé Délio, o ato reforça o compromisso de oferecer habitação digna para a população. “Nosso governo tem trabalhado muito em parceria com a Caixa, e hoje é um dia de agradecimento a todos os empenhados no projeto. Um terreno comprado com recursos do município, incluindo a infraestrutura, e a ajuda do governo federal para construir 50 casas, que serão em breve licitadas e, posteriormente, a Secretaria de Assistência Social avisará toda a população como será a maratona de inscrições. Esses são passos conforme prometido em campanha de fazermos um mandato ainda mais promissor, e muitas outras casas estão por vir”, frisou o prefeito.
Ele ainda comentou que outras 100 unidades são esperadas por meio do projeto Caixa Parcerias, no qual a população contribui com uma parcela do investimento e a prefeitura complementa com recursos próprios.
As 50 moradias do convênio assinado na última terça (4) são advindas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) sub 50, antiga faixa 1, que contempla famílias em vulnerabilidade social.
Segundo as especificações técnicas publicadas no site do Ministério das Cidades, além da casa térrea, é permitida a construção ou a aquisição de unidade sobreposta ou sobrado, podendo ser implantada em lote com recuos laterais ou geminadas – não é permitida habitação multifamiliar e edificação em mais de dois pavimentos. Os compartimentos são compostos por varanda, sala, um dormitório casal, um dormitório para duas pessoas, cozinha, área de serviço e banheiro. Quando for o caso, a casa deve ser adaptada às necessidades de pessoas com deficiência e de idosos.