PSDB Reprova Agressão de Datena, Mas Mantém Candidatura em SP
Em nota divulgada na última quarta-feira (18), o presidente nacional do PSDB e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, se manifestou sobre o incidente em que o candidato do partido a prefeito de São Paulo, José Luiz Datena, agrediu verbalmente o também candidato Pablo Marçal durante um debate televisivo. Perillo classificou a ação como “reprovável”, mas reafirmou que Datena continuará na disputa eleitoral.
A nota destaca que, apesar da agressão, a atitude de Datena reflete um contexto de “violência a que vinham sendo submetidos São Paulo e o Brasil”. Perillo enfatizou que, em tempos de polarização e extremismo, o PSDB acredita que Datena é o candidato adequado para defender os valores do partido e a continuidade das gestões tucanas na cidade.
“Diante do cenário imposto, temos convicção de que José Luiz Datena é o candidato certo para defender os ideais do PSDB”, afirmou Perillo, ressaltando que Datena tem se empenhado em “ajudar a livrar São Paulo do extremismo populista, das mentiras e da política do ódio”.
No entanto, o presidente do PSDB deixou claro que o partido não defende nem estimula a violência. “Praticar a boa política é também combater a violência em todos os seus aspectos, inclusive mentiras, agressões físicas ou verbais e violência moral.” Ele reconheceu que a agressão foi um ato que Datena mesmo admitiu como inadequado, mas que, segundo Perillo, foi uma “reação humana a atitudes baixas”.
A nota finaliza reafirmando o compromisso do PSDB com a democracia e a política pautada por valores éticos, ressaltando que “o Brasil merece e precisa disso, não pela próxima eleição, mas pela próxima geração”.
Com o episódio gerando repercussões, o cenário político em São Paulo se torna cada vez mais tenso, e a postura do PSDB em relação a comportamentos de seus candidatos será observada com atenção pelos eleitores e analistas.