Notícias

Marina Silva Se Reúne com Ministros para Discutir Medidas Contra Queimadas

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi convocada para uma reunião de emergência no Palácio do Planalto na noite desta segunda-feira (26), para tratar das queimadas que afetam diversas regiões do país. O encontro, que será conduzido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, reunirá também outros ministros, como Waldez Goes, da Integração Regional.

A convocação para a reunião surge após uma série de ações tomadas pelo governo para enfrentar os incêndios florestais. No domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Marina Silva se encontraram com funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília para discutir e anunciar medidas adicionais para conter os incêndios, particularmente no interior de São Paulo e em outros estados.

Marina Silva destacou que a Polícia Federal já abriu 31 inquéritos relacionados aos incêndios na Amazônia e no Pantanal, além de dois inquéritos em São Paulo. Ela ressaltou que, há mais de dois meses, o presidente Lula criou uma sala de situação para monitorar a estiagem e os incêndios, e que há planos para uma reunião envolvendo mais de 20 ministérios e governadores dos estados afetados para tratar dos focos de incêndio.

A ministra também informou que os esforços para combater os incêndios estão sendo coordenados de maneira integrada entre diversos órgãos públicos. Além dos órgãos ambientais e da Polícia Federal, estão envolvidos no combate aos incêndios o Ministério da Defesa, o Ministério da Justiça e outros ministérios relevantes.

A reunião no Palácio do Planalto visa aprimorar as estratégias e coordenar ações para enfrentar a crise das queimadas, que tem exigido uma resposta rápida e eficaz do governo federal e das autoridades estaduais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo