Notícias

Vítima de Estupro Coletivo Fala Publicamente pela Primeira Vez em Documentário do Globoplay

A vítima do estupro coletivo que resultou na prisão do ex-jogador Robinho, identificada como Mercedes, deu um depoimento inédito em um documentário produzido pelo Globoplay. Mercedes, de origem albanesa, compartilhou o drama que enfrentou após o ataque em uma boate em Milão, na Itália, em 2013. Em sua fala, ela descreveu como se sentiu após a violência: “Tiraram uma parte importante de mim”.

No depoimento, Mercedes não teve seu rosto revelado, aparecendo apenas em silhueta. Ela expressou como sua vida mudou drasticamente após o incidente, dizendo que “se apagou”. “Se eu fosse me descrever, me sentia como uma música brasileira. Cheia de ritmo, cheia de alegria, cheia de luz. Digo sempre que eu estava cheia de cores. Coisa que depois se apagou. Obviamente tiraram uma parte importante de mim. (…) O tempo ajuda, mas não apaga”, afirmou.

Mercedes enfatizou a importância de seu testemunho, não como uma forma de condenação midiática, mas como um meio de ensinar e prevenir. “Espero que meu testemunho seja útil. Não para condenar de novo em nível midiático ou para humilhar publicamente. Mas que possa servir como ensinamento. Porque no fim, é muito fácil chegar à sentença, à condenação. Seria justo que se pare antes, que isso não aconteça. É nisso que precisamos trabalhar”, disse.

Ela destacou a necessidade de educação desde a infância, enfatizando que a responsabilidade deve ser ensinada nas escolas e nas famílias. “Precisamos trabalhar com os meninos, educar com a família, que é a base para tudo. A gente precisa ser responsável desde cedo”, concluiu.

Robinho, que foi condenado a nove anos de prisão pelo crime, está preso desde março, após gravações da polícia italiana que foram reveladas em um podcast do UOL, “Esporte Histórias – Os Grampos de Robinho”. O depoimento de Mercedes marca um importante momento de visibilidade e reflexão sobre a violência de gênero e a necessidade de mudança cultural em relação ao respeito e à educação sobre consentimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo